Comitê de Diversidade
Estruturado em 2020, reúne empregados e empregadas de diferentes funções e níveis hierárquicos. O Comitê tem o papel de fomentar o pensamento diverso na organização, o respeito e a empatia com o outro.
Todos os dias, construímos juntos um ambiente profissional que valoriza a união, o respeito e a ética. Queremos trilhar um caminho consistente de diversidade e equidade, no qual a igualdade de oportunidades contribua para ampliar a capacidade da CBA de impactar positivamente o próprio negócio, a indústria e o mercado.
Como parte dessa estratégia, a Companhia também estabelece padrões de excelência em saúde, segurança e qualidade de vida para seus trabalhadores diretos e terceiros. Acreditamos que o bem-estar físico e emocional, aliado à pluralidade humana, impulsiona nosso potencial de inovação e de respostas às demandas da sociedade.
O Brasil é o 9º país mais desigual do mundo. Seguindo o ritmo dos últimos 20 anos, a renda dos negros só será equiparada à dos brancos em 2089. Para as mulheres, a simetria em relação aos homens só aconteceria em 2047.
Ações afirmativas são um caminho eficaz para conquistar Diversidade & Inclusão por meio da igualdade de oportunidades e eliminação da discriminação no ambiente de trabalho, contribuindo para redução do desafio histórico das indústrias de base. Saiba, a seguir, como a CBA está organizada para tratar do tema.
VejaEstruturado em 2020, reúne empregados e empregadas de diferentes funções e níveis hierárquicos. O Comitê tem o papel de fomentar o pensamento diverso na organização, o respeito e a empatia com o outro.
O documento apresenta diretrizes e reforça o compromisso da CBA de proporcionar equidade e respeito em seu ambiente de trabalho e de eliminar qualquer forma de discriminação na Companhia. Foi elaborado em conformidade com a Constituição brasileira e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O cumprimento às regras contidas na Política é condição de empregabilidade na Empresa e se estende aos contratados terceiros e fornecedores.
Além de destacar a relevância da Política de Diversidade e Inclusão da CBA, o guia apresenta conceitos sobre o tema de forma lúdica e inspiracional. Define, por exemplo, o que é o princípio da igualdade e esclarece a diferença entre diversidade, equidade e inclusão. Traz, ainda, referências importantes relacionadas a gênero, PCDs, LGBTQIA+ e raça, segmentos que compõem o foco de atuação da Companhia em diversidade e inclusão.
Quatro equipes de trabalho têm o papel de identificar oportunidades e promover a igualdade entre os grupos minorizados, fomentando o respeito e a inclusão na Companhia. São eles: Equidade de Gênero, Pessoas com Deficiência, LGBTQIA+, Equidade Racial.
Se o lugar da mulher é onde ela quiser, que ela queira a mineração e a metalurgia. Pensando assim, a CBA integra o Inova 2030, um programa de aceleração da Rede Pacto Global voltado para jovens profissionais que querem solucionar um desafio do negócio e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Ao participar do projeto Mulher na Indústria da Mineração e da Metalurgia, com foco no ODS 5 (equidade de gênero), a Companhia busca desmistificar o setor para a comunidade e aumentar a empregabilidade feminina nesse mercado.
Formação de mulheres
Projeto desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) garantiu, em 2020, a capacitação de 20 mulheres da comunidade de Alumínio (SP) como operadoras de processos metalúrgicos. No total, foram 200 horas-aula dadas pelo Senai, sendo 24 horas de competências socioemocionais, 16 horas sobre aspectos ligados à segurança e 160 horas de treinamento técnico presencial e à distância. Ao final, o grupo estava mais preparado para buscar oportunidades no mercado de trabalho. Em 2020, nove alunas foram contratadas pela CBA. O programa terá continuidade em 2021.
O Brasil está entre os países com maior número de acidentes no ambiente de trabalho no mundo, tendo ultrapassado 1 milhão de afastamentos entre 2014 e 2018, segundo dados da Previdência Social. É crescente, também, o número de casos de transtornos psicológicos e de doenças associadas ao sedentarismo, os quais impactam diretamente a produtividade e a retenção de funcionários. Na CBA, a segurança é inegociável.
Veja*Acidente fatal ou com lesão que gere incapacidade permanente
** Base de 1 milhão de HHT
Para a CBA, segurança é inegociável, por isso investimos continuamente no desenvolvimento de uma cultura organizacional que valoriza a saúde e a segurança no ambiente de trabalho como um diferencial competitivo. O Programa Comportamento Seguro e as demais ferramentas de segurança da Empresa englobam treinamentos para conscientizar a todos sobre a importância de identificar situações de risco e como evitá-las.
Os empregados, empregadas e prestadores de serviços também são treinados em protocolos de segurança na integração, além de receberem os treinamentos legais e que englobam as capacitações necessárias para atividades com riscos. Todos são orientados a não realizar atividades quando identificados riscos de acidentes. A Companhia também concede premiações internas como forma de incentivar o comportamento seguro.
Programa de qualidade de vida oferecido a todos os empregados e empregadas e seus dependentes. As ações são divididas entre atividade física, orientação nutricional, bem-estar e prevenção.
Canal confidencial disponível 24 horas para todos os empregados, empregadas, cônjuges e filhos que desejam apoio em questões financeiras, jurídicas e psicológicas.
Entregar mais do que resultado econômico é, atualmente, um requisito importante para as empresas. Ampliar a capacidade de gerar valor para o mundo por meio dos produtos e serviços oferecidos é uma chance valiosa de levar soluções que atendem a desafios sociais e, ao mesmo tempo, promovem o desenvolvimento do negócio e das populações vizinhas. Ao estabelecer canais de diálogo e parcerias com as comunidades, fortalecemos vínculos em que todos ganham.
A CBA, em parceria com o Instituto Votorantim, atua na geração de valor social por meio de três pilares: educação, dinamismo econômico e apoio à gestão pública.
VejaLocalidades: Alumínio, Niquelândia, Itapissuma, Barro Alto, São Sebastião da Vargem Alegre, Divinolândia e Muriaé.
O programa, realizado em parceria com prefeituras e secretarias municipais de educação, tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim. A iniciativa, certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, visa impactar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Localidades: Miraí e Niquelândia.
Estimula o dinamismo econômico nas comunidades locais por meio de associações cooperativas com características produtivas. Em parceria com o Instituto Votorantim, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/Fumin), o ReDes tem a proposta de estimular o desenvolvimento sustentável, fornecendo apoio técnico e financeiro para o fortalecimento de cadeias produtivas inclusivas, capazes de gerar renda. Em pouco mais de dez anos, já tivemos mais de 65 famílias beneficiadas pelo projeto e oito negócios apoiados, gerando R$ 1 milhão em renda.
Localidades: Alumínio, Araçariguama, Miraí, Muriaé, Barro Alto, Niquelândia, Itapissuma e Igarassu.
O programa de Apoio à Gestão Pública foi criado em 2012 com a finalidade de ampliar as capacidades do poder público municipal, fortalecendo o seu papel como agente do desenvolvimento local. A iniciativa, fruto da parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), visa contribuir com os municípios onde a Votorantim está presente. Está estruturada em três eixos – modernização de gestão, ordenamento territorial e saúde.
Localidades: Alumínio e Niquelândia.
O programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA) visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Amparado na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990, atua com crianças e adolescentes com direitos violados ou em situação de vulnerabilidade, por meio da qualificação das estratégias de prevenção e atendimento promovidas pelos atores-chave da Rede de Proteção Social e do Sistema de Garantia de Direitos dos municípios onde a Votorantim tem operação.
Localidade: Miraí.
A metodologia utiliza ferramentas de gestão desenvolvidas pelo Instituto Votorantim e oferecidas às empresas investidas Votorantim para aprimorar processos e relacionamentos junto às comunidades onde estão inseridas. O objetivo é fortalecer a gestão de riscos e potencializar as oportunidades geradas a partir do diálogo com atores locais de diversas frentes.
Localidade: Alumínio
Programa de empreendedorismo que estimula negócios por meio de pessoas físicas. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Meio e Instituto Votorantim. Em função do impacto da pandemia da Covid-19, o programa oferece capacitação para empreendedores e empreendedoras individuais da cidade de Alumínio (SP) por meio do aplicativo WhatsApp e em videoaulas curtas. A formação é direcionada a pequenas empresas com potencial de receber capital semente para implementar ou aprimorar o seu negócio após um processo de seleção dos melhores projetos. O Empreende já concedeu quatro capitais sementes.
Localidades: todas.
O Voluntariado Corporativo atende os diferentes cenários das empresas, nos quais é possível conceber e executar diversas estratégias e ferramentas específicas. Entre elas: criação de games de voluntariado, maratonas (hackaton), plataformas, campanhas de comunicação, capacitações in loco e online e voluntariado ligado ao desenvolvimento de competências, contribuindo para a estratégia da empresa no relacionamento com seus os públicos interno e externo.
*Taxa a ser definida por município em que atuamos
Trabalhamos intensamente para fortalecer parcerias, ampliar o diálogo com as comunidades e engajar os principais atores em nossa estratégia de desenvolvimento local.