O que estamos fazendo
Legados
A CBA é proprietária do Legado Verdes do Cerrado (32 mil hectares preservados em Goiás) e uma das fundadoras do Legados das Águas (31 mil hectares de Mata Atlântica em São Paulo), duas reservas privadas administradas pela empresa Reservas Votorantim. As iniciativas da Companhia nessas áreas buscam conciliar a conservação dos biomas, a geração de renda para comunidades, a redução dos efeitos das mudanças climáticas, a segurança alimentar, a pesquisa e a inovação na preservação da biodiversidade, além da disseminação de boas práticas de uso do solo e tecnologias mais sustentáveis.
O que estamos fazendo
Parceria com a UFV
A CBA mantém parceria com a Univesidade Federal de Viçosa em três eixos de pesquisa e desenvolvimento: reabilitação ambiental (solo), restauração florestal (floresta) e conservação hídrica (hidrologia florestal). Nas três frentes, utilizamos tecnologia e inovação para priorizar as práticas sustentáveis e gerar conhecimento para a sociedade.
#NossaCBA
Após a remoção do solo e extração da bauxita, a CBA promove a reabilitação da área a fim de devolver o solo recuperado em igual os melhores condições ao produtor rural. Atualmente, este trabalho, desenvolvido com a UFV há mais de 10 anos, posssibilita 100% de reabilitação das áreas nos períodos estipulados e 96,8% de qualidade de reabilitação das áreas mineradas.
O que estamos fazendo
TNFD – Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD)
A CBA deu mais um passo em 2022 para reforçar seu compromisso com a produção sustentável de alumínio. A Companhia aderiu ao Fórum do Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD), entidade que tem como objetivo desenvolver um padrão comum para que empresas e instituições financeiras possam medir e divulgar os riscos relacionados à natureza.
O que estamos fazendo
Parceria com a UFV
Programa de Estudos Hidrológicos (PEHidro)
Este projeto avalia o comportamento hídrico em áreas de mineração na Zona da Mata. A iniciativa envolve a pesquisa e monitoramento de nascentes nos municípios de Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre, para entender a influência da atividade minerária na qualidade e na quantidade de água nesses locais.
Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa mapearam cerca de 100 nascentes e selecionaram 10 para monitoramento. O intuito é acompanhar as bacias hidrográficas de cabeceira que contenham jazidas de bauxita em sua área de drenagem, realizando um comparativo entre as fases pré e pós-mineração de bauxita.
O que estamos fazendo
A CBA possui diversas ações de mitigação de biodiversidade e utiliza diferentes documentos para o gerenciamento do tema biodiversidade e serviços ecossistêmicos. A empresa conta com a Política de Sistema de Gestão Integrada, o Código de Conduta e o Plano de Ação da Biodiversidade, elaborado e executado pela maior parte das unidades e validado e acompanhado mensalmente pela área corporativa. Também possui um Padrão Gerencial para esse tema e uma Matriz de Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais, que identifica e classifica os impactos em biodiversidade, assim como sua criticidade e formas de controle.
Como parte do Plano de Ação para reduzir os impactos à Biodiversidade, a CBA realiza vistoria às áreas verdes visando identificar invasões, presença de lixo, resíduos e/ou depredações de placas, cercas e porteiras; eventos de Educação Ambiental voltados ao tema para sensibilização dos colaboradores e comunidades do entorno em relação ao cuidado e proteção da Biodiversidade; instalação de placas nas áreas verdes sobre travessia de animais nativos, de preservação ambiental das áreas de compensação, de proibição de caça e de proibição de jogar lixo/entulho; a realização de aceiros, de simulados de Incêndio Florestal e Campanhas de Prevenção contra Incêndio.
A maior parte das unidades CBA realiza um monitoramento de fauna e flora do entorno, a fim de gerenciar os impactos e proteger os ecossistemas, habitats e espécies, seguindo sempre os valores e compromisso com a sustentabilidade. A partir desse monitoramento é possível obter uma avaliação de impactos sobre populações de animais e a vegetação nativa, a bioindicação do estado da qualidade ambiental e o levantamento de informações para tomada de decisão quanto ações de conservação da biodiversidade.
Várias dessas ações também são realizadas como plano de gestão de áreas protegidas, como em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), Área de Proteção Ambiental (APA), Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal (RL).
Em relação aos serviços ecossistêmicos, a maior parte das unidades da CBA realiza uma avaliação dos serviços ecossistêmicos dos quais tem dependência ou gera impacto e considera através das ferramentas de gestão quais são os serviços prioritários e quais são as medidas/ações de mitigação a serem tomadas.
A CBA também desenvolve em áreas de compensação ambiental projetos de restauração ecológica que envolvem o processo de condução/regeneração de vegetação nativa através do acompanhamento da área e da eliminação de fatores de perturbação. Além disso, em áreas mineradas para a preservação da flora, são adotadas medidas como o resgate de plântulas e sementes e o plantio de espécies ameaçadas e imunes. Após a recomposição vegetal, a empresa sempre devolve a área minerada com condições iguais ou melhores que aquelas encontradas antes da mineração.
A gestão de biodiversidade da CBA busca sempre proporcionar as condições ideais para o aumento da diversidade de espécies. Estudos realizados em parceria com a Universidade Federal de Viçosa na Zona da Mata de Minas Gerais demonstram ganhos em biodiversidade relativos à atração de fauna e à diversidade de espécies em áreas de restauração florestal.